Skip to main content
CompetiçãoCulturaEsporteSem categoriaTreinamento

VOCÊ SABE FAZER AS PEGADAS CERTAS NO JIAOYI?

By janeiro 11, 2018No Comments

Imagem 18

Não é incomum vermos atletas fazendo pegadas no jiaoyi de forma errada, ou como se faz normalmente em outras modalidades de luta como o judô e o jiujitsu, só para citar as mais conhecidas. Com uma breve passeada pelo Facebook ou pelo Youtube podemos perceber diversas pegadas erradas, o que dificulta a aplicação dos fundamentos do Shuaijiao. Então, vamos refletir um pouco sobre isso.

Para o Shuaijiao, realizar uma pegada correta, gerando o domínio sobre o oponente, é o primeiro passo para uma estratégia de luta de sucesso. Algumas técnicas precisam de um tipo de pegada, e para outras, há a necessidade de mudar o jeito de pegar o jiaoyi. Por isso, conhecer os tipos de pegada, a combinação delas, a esgrima e o jogo de troca de pegadas são tão importantes no jogo da luta de Shuaijiao.

Quando os professores com boa experiência observam uma luta, só de olhar o jeito como o lutador faz a pegada, já sabem se ele tem um bom técnico ou não. Se o ele tem conhecimento concreto de Shuaijiao ou não. Sabem se ele conhece as técnicas de Jiaoyi Bawei (跤衣把位). Com essa informação já se tem pistas da formação do atleta e de seu professor.

jiaoyi-no-livro-do

Basicamente, os tipos de pegadas são 11 básicas, fora as combinações entre elas. No meu livro INTRODUÇÃO AO SHUAIJIAO: TEORIA E PRÁTICA apresento Jiaoyi Bawei com 10 tipos de pegadas e seus nomes em chinês. As pegadas são tão importantes que é conteúdo obrigatório das primeiras aulas dos iniciantes e regularmente são destacadas nos treinos cotidianos.

CAPA PARA DIVULGAÇÃO

 

Se você ainda não sabe todas elas, ou se esqueceu, ou ainda, não tem certeza dos nomes e de como fazer, consulte o livro e/ou veja o vídeo no link abaixo onde o meu professor Ma Jianguo (马建国) apresenta o Jiaoyi Bawei. Ele ainda mostra como se amarra o Dai (带) ou faixa no estilo de Beijing. Clique AQUI para ver o vídeo e bom aprendizado!

Leave a Reply